15 de junho de 2007

O que há de novo no MAV 4.4.0 - Mail Suite?

A última quinta-feira dia de grande alegria para mim. Depois de mais de 20 dias de testes, eu liberei oficialmente os produtos MAV 4.4.0 - Mail Suite e MAV 4.4.0 - Web Suite. No total foram quase 6 meses de desenvolvimento para chegar às funcionalidades que foram liberadas.

São muitas as novidades do MAV 4.4.0 - Mail Suite. O sistema de Auditoria teve uma evolução muito grande. Ter uma ferramenta poderosa para auditoria dos e-mails hoje é muito importante. Para começar, na Auditoria agora é possível fazer o download do resultado de uma busca para um arquivo CSV. Este arquivo tem um formato simples e pode ser facilmente importado por outros aplicativos. O objetivo aqui é facilitar a vida do administrador de rede quando ele precisar de um relatório em um formato muito específico.

Se o resultado de uma busca contiver mensagens que foram armazenadas em disco, agora é possível fazer o download dessas mensagens em um arquivo ZIP. Isso é muito legal para quem quer fazer um backup das mensagens que trafegaram pelo servidor de e-mail gravando um DVD ou uma fita.

A partir de agora, o MAV Mail Suite compacta as mensagens antes de armazená-las em disco. Isso gera uma economia média de cerca de 40%, possibilitando armazenar as mensagens do tráfego de e-mail por mais tempo a um custo menor.

A busca por mensagens na Auditoria também foi melhorada. Desde de que este recurso esteja ativado, as mensagens agora tem os seus conteúdos indexados para que você possa fazer uma busca nele posteriormente. Com esta funcionalidade é possível saber quais as mensagens que passaram pelo servidor da empresa com a frase "lista de clientes" no seu corpo, por exemplo.

Desde a primeira versão, o MAV Mail Suite organiza as configurações dos sitemas que filtram as mensagens por destinatário. E isso sempre fez muito sentido. Dependendo de quem está recebendo a mensagem ela tem um tratamento diferente: o diretor da empresa pode receber um arquivo de um certo tipo enquanto um vendendor não. Este modelo tinha um problema porém: mesmo técnicos aqui da empresa com quase 2 anos de experiência no produto ainda me perguntavam qual o procedimento para especificar uma regra diferente para cada remetente. O que não era possível.

Na versão 4.4.0 isso mudou. As configurações agora foram divididas em três: o "Tráfego de Entrada", o "Tráfego Interno" e o "Tráfego de Saída". As regras do "Tráfego de Entrada" continuam organizadas de acordo com o destinatário das mensagens: o administrador especifica quem recebe ou não recebe cada tipo de mensagem. Já as regras do "Tráfego Interno" e "Tráfego de Saída" agora são organizadas pelo remetente: o administrador especifica quem envia ou não envia cada tipo de mensagem. A divisão em "Tráfego Interno" e "Tráfego de Saída" também é legal pois permite ao administrador especificar coisas do tipo: não é permitido enviar um arquivo .DOC para destinatários fora da empresa, mas não há problema no envio deste tipo de e-mail internamente. As mensagens com origem na rede interna que têm, ao mesmo tempo, destinatários internos e externos são filtradas pelas regras do "Tráfego de Saída".

As instruções sobre como atualizar um MAV 4.3.0 para a versão mais atual podem ser acessadas clicando aqui. Em caso de dúvidas é só ligar para o suporte técnico no telefone (31) 3211-7777.

Muitas das novidades acima foram desenvolvidas graças à sugestões de nossos clientes. O relatório de "Análises Setoriais", por exemplo, foi planejado por um cliente que veio na Mais Informática pessoalmente expor sua idéia no dia 14 de Outubro do ano passado. Se você tiver alguma sugestão para o produto, por favor a envie para suporte@mav.com.br. Mesmo que demore algum tempo, as ideias boas são sempre aproveitadas.

Um abraço e tenham um bom dia.

Nenhum comentário: