9 de agosto de 2010

Técnicas de Ataque: SYN Flood

Navegar na internet sem um sistema de segurança pode ser perigoso. Uma dica básica, mas importante, para se obter maior segurança na navegação é melhorar a percepção que se tem sobre quais são os riscos envolvidos. Esse é um dos artigos da série sobre técnicas de ataque pela Internet, que publico hoje no blog MAV.

O ataque SYN Flood é mais um na grande categoria de ataques de negação de serviço, ou DOS (Denial-of-Service). O nome “SYN” representa uma das flags do cabeçalho do protocolo TCP, com o significado de abrir uma nova conexão. Já “Flood” vem do inglês “inundação”. Em um ataque de SYN Flood o atacante envia para o servidor alvo uma grande quantidade de pacotes SYN.

Ao receber um pacote SYN, o sistema operacional sinaliza a conexão ao programa que deverá tratar da mesma. O programa então inicializa threads e uma quantidade de memória para cuidar da conexão. Com o número grande de conexões sendo abertas, todos os recursos de hardware do servidor são consumidos e os usuários reais/autenticos não conseguem acessar o servidor. Daí a negação de acesso ao serviço.

Normalmente nestes ataques a negociação da abertura da conexão não se completa. Ficam faltando a troca de outros dois pacotes da rede. Isso se deve ao fato de que é muito mais eficiente enviar apenas o primeiro pacote, que já isso já faz o servidor aceitar a conexão. Um segundo ponto que acontece normalmente neste ataque é que o IP de origem do pacote é camuflado (spoofed), tornando impossível tanto uma negociação completa quanto a identificação do autor do ataque.

No MAV 5.0 – Internet Gateway existe uma solução específica para o caso de ataques de DOS do tipo SYN Flood. Na ocasião de um ataque como este os usuários da rede não tem o acesso negado ao serviço. A questão é que qualquer proteção no nível do gateway da rede não impede que seu link de internet fique cheio devido ao ataque.

A conclusão, como sempre, é que temos que proteger os usuários da rede da empresa das ameaças da Internet. Não podemos contar com a certeza de que o usuário da rede esteja ciente de todos os tipos de ataques e problemas. Para evitar prejuízos ao patrimônio digital da empresa, devemos ter um sistema de segurança de Internet: instalado e bem configurado.

Um abraço e tenham um bom dia.

Nenhum comentário: